sexta-feira, 27 de março de 2020

Orientando as Pessoas para o Home Office

Home Office - Como Fazer o Básico
 Na publicação anterior foram transmitidas noções básicas para implementar o home office (teletrabalho) na empresa, frente às necessidades desses tempos de novo coronavírus. Um check list para empresários e lideranças que, forçados pelas circunstâncias, precisam dar a partida imediata nesse modelo de trabalho remoto.




Se a experiência é nova para a maioria das empresas, naturalmente, também traz dúvidas e desafios para quem vai ficar trabalhando de casa. Daí ser importante estabelecer alguns critérios de conduta comuns a fim permitir que os processos de trabalho fluam o mais adequadamente possível nessas condições e os resultados esperados sejam alcançados.
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No mais, cabe sempre lembrar que o papel da liderança é: estar disponível para orientações; ter clareza nas comunicações e solicitações; manter as equipes estimuladas e informadas; e estar consciente de que o trabalho remoto está sendo uma experiência nova para todos e, que, portanto, este é um período de ajustes.

A seguir, ainda na linha do básico, sugestão de alguns princípios do trabalho em home office e as respectivas recomendações, com base na experiência de especialistas e empresas que já atuam com essa modalidade de trabalho há algum tempo. Verifique o que é mais aplicável em seu caso e mãos à obra: adaptando; colocando em discussão, divulgando, checando, etc. 
Como será possível perceber, o sucesso do trabalho em home office está apoiado em dois aspectos: auto disciplina (para fixar e cumprir uma rotina determinada), e foco nas atividades (para evitar a atração de um sem número de estímulos e demandas que podem existir no ambiente residencial). Eles estão presentes em todos os itens a seguir.
Este é o propósito.
1.    Organização
  • Entender que a mudança é de local de trabalho, não das atividades em si. Os instrumentos de trabalho, os processos, as entregas, devem continuar os mesmos que os requeridos nas dependências da empresa.
  • Manter à mão todos os equipamentos e recursos necessários para que você cumpra o seu trabalho sem interrupções ou perdas de tempo.
  • Estruturar uma agenda diária com as ações de rotina e os eventuais contatos programados. E procurar cumprir com a mesma pontualidade exigida para a jornada presencial.
  • Dimensionar o seu tempo com foco no resultado final: a atividade concluída, principalmente nas entregas de trabalhos que podem depender mais de prazo do que do cumprimento da carga diária.
2.    Contextualização
  • Estabelecer um entendimento com as pessoas que estejam em sua casa, esclarecendo as demandas do seu trabalho e deixando claro que conta com elas para manter uma rotina produtiva, sem interrupções desnecessárias.
  • Evitar atender a tentativas de interrupções ou chamados que não sejam urgentes e possam prejudicar o fluxo do seu trabalho. Quando você demonstra na prática qual a sua prioridade as pessoas em torno tendem a se ajustar.
3.    Concentração
  • Manter o foco nos trabalhos, em especial ao lidar com análises de informações e participação em conference call.
  • Estar sempre disponível para participar de uma conference call urgente: ferramentas baixadas e atualizadas, câmera e som do computador testados e, embora pareça obvio, traje e cuidados pessoais adequados para o contato.
  • Praticar escuta atenda ao máximo: ouça, anote, grave, fotografe, pergunte, enfim, utilize todas as ferramentas necessárias para ter as informações de que precisa e não ficar com dúvidas.
4.    Qualidade de vida
  • Seguir as mesmas regras de ergonomia que são recomendadas no seu ambiente de trabalho. Caso elas não existam, é hora de descobrir na web.
  • Fazer pausas rápidas é necessário. Levantar da cadeira e alongar o corpo, podem obter energia para continuar a jornada em boas condições e com produtividade.
No momento é isso. Principalmente para quem não estava preparado(a).
Nas atuais condições o importante é ir fazendo (porque o mundo não vai parar totalmente), ajustando e adaptando sempre. Até alcançar o modelo profissional, em termos tecnológicos, em termos de execução e, principalmente, de gestão.

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