quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Home Office - Dúvidas e Incertezas

Observatório JB traz nesta postagem um histórico, algumas análises, fatos e ações, com foco em otimizar a organização e os resultados do trabalho em casa (ou home office), considerando que algumas das restrições referentes à interação presencial deverão continuar em vigor por um tempo ainda indeterminado – aparentemente até que haja uma vacinação em massa com resultados animadores.

Tempo aproximado de leitura:  5 minutos


A Origem

Desde o primeiro momento em que foi adotado, por conta das limitações impostas pela pandemia do novo coronavirus, o trabalho em casa (ou home office) está longe de ser uma decisão pacífica nas empresas ou mesmo um ponto de vista consensual entre empresários e executivos.

Agora, passados alguns meses com essa experiência, a sua implementação como forma definitiva de trabalho continua merecendo atenção e debates no mundo corporativo - principalmente considerando a dificuldade de se visualizar um horizonte próximo com condições diferentes das atuais.

Especialistas acompanham o assunto desde que o Twitter - primeiro grande grupo empresarial a tomar uma decisão definitiva sobre o assunto, ainda em maio - disse aos seus empregados que eles seriam autorizados a trabalhar em casa indefinidamente, mesmo após o término das medidas protetivas tomadas por conta do covid-19.

No segmento a receptividade foi muito positiva e a primeira impressão foi de que outras empresas logo seguiriam o exemplo. 

Só que não... Não tantas empresas e não tão rapidamente.

A Questão

Embora sejam significativas as constatações sobre ganhos de produtividade por trabalhar em casa, a ponto de mudar drasticamente perspectivas e opiniões de peso sobre o assunto nos últimos meses, começam a surgir evidências de que muitas empresas e profissionais ainda não estão prontos para essa transformação.

Diversas publicações apontam fatores que pesam favorável e desfavoravelmente, na análise de especialistas, produzindo uma imensa lista com explicações das respectivas vantagens e desvantagens.

E o que está sendo colocado nos pratos dessa balança que dificulta algum equilíbrio definitivo?

Para materializar uma comparação, vejamos uma análise bastante abrangente e prática, com aspectos indicados a partir de artigo da conceituada revista Forbes.

Algumas Vantagens e Possíveis Resultados

Captação de talentos – As empresas não estão mais restritas aos talentos locais. Em um ambiente de trabalho remoto contrata-se a melhor pessoa, não importa onde seja a sua residência. Isso pode multiplicar muito o número de candidatos qualificados para uma posição.

Colaboração – As empresas melhoraram as condições para o trabalho colaborativo entre quaisquer pessoas, independentemente de onde estejam, através do uso de ferramentas (Zoom, Skype, etc.) e desenvolvimento das habilidades para facilitar a comunicação remota. Isso beneficia tanto a produtividade quanto a inovação, aproveitando melhor os cérebros dentro e fora de sua organização. 

Flexibilidade – Trabalhar remotamente dá aos indivíduos maior flexibilidade para lidar com as necessidades pessoais ou familiares durante o dia. Ajustar sua agenda para ver a peça da escola de sua filha ou levar seu filho ao médico torna-se muito mais fácil de gerenciar quando a sua residência e o seu local de trabalho estão no mesmo endereço.

Menos deslocamentos Com a retirada do tempo de deslocamento casa-trabalho-casa, as pessoas podem obter, além do benefício da flexibilidade (conforme citado acima), economia de tempo e dinheiro significativos; outra vantagem importante é a diminuição do stress produzido pelo deslocamento em horários de trânsito intenso, lento e em transportes lotados.

Meio Ambiente Decorrência direta da diminuição de deslocamentos, o meio ambiente recebe, sem dúvida, um impacto positivo. Por exemplo, as pessoas em Punjab, Índia, dizem que podem ver os picos de neve do Himalaia, uma visão que décadas foi bloqueada pela poluição do ar; nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, durante alguns períodos da quarentena, houve significativa melhoria na qualidade do ar.

Algumas Desvantagens e Prejuízos Identificados

Administração do tempo – A divisão entre trabalho e tempo pessoal em casa, ficou um tanto confusa durante o período de afastamento social. Trabalhar em casa tornou mais difícil o "desligamento" da rotina de trabalho e, como resultado, as pessoas substituíram as horas de deslocamento por mais horas de trabalho. 

On-Boarding – Com as pessoas trabalhando em casa fica mais desafiador implantar a cultura da empresa em membros recém-contratados da equipe, até porque, fazer parte do time é mais do que preencher papelada e comprar seu novo laptop. Trata-se também de começar a construir relacionamentos com membros da equipe, o que normalmente acontece por momentos e experiências em grupo compartilhadas, condições difíceis de se obter remotamente.

Cultura/Relacionamentos – Conversas casuais constroem fortes laços em equipes. Trabalhar em casa significa não conversar no corredor ou almoçar juntos. Há valor na cultura que resulta de rir, chorar e suar juntos como uma equipe. Ainda não se sabe como o trabalho remoto prolongado afetará a formação desse estilo/personalidade corporativa.

Distrações – Para muitas pessoas, as distrações caseiras dificultam o foco no seu trabalho. Seja com crianças pequenas, entregas domiciliares ou mesmo problemas com seu Wi-Fi, pessoas estão tendo dificuldades para se concentrar por longos períodos. As constantes paradas e retomadas ao longo do dia podem diminuir drasticamente a produtividade.

Burnout – Todos nós sentimos “cansaço zoom”. É preciso dispender mais energia para se concentrar em uma reunião online e olhar para uma tela de computador o dia todo. Também são eliminados o tempo entre as reuniões (horário livre do corredor) e o tempo de deslocamento que proporcionariam minutos essenciais para se desligar do trabalho. 

O Futuro
Não é difícil concluir, passando em revista esses fatores, que os possíveis resultados das vantagens indicadas ainda não estão sendo plenamente desfrutados, quer pelo trabalhador, pela empresa ou mesmo pelo cliente – pouco citado até agora, mas um ponto de referência decisivo.

Por outro lado, é evidente que cada um dos itens assinalados como desvantagem traz desafios suficientes para a elaboração de programas de trabalho com foco na melhoria e no aperfeiçoamento de diversos aspectos corporativos tais como a sua cultura, o seu modelo organizacional, o desenvolvimento de lideranças, a formação de equipes, a interação pessoal e inúmeros outros, dependendo de cada empresa.


O que Fazer

Considerando que algumas das restrições referentes à interação presencial deverão continuar em vigor por um tempo ainda indeterminado – aparentemente até que haja uma vacinação em massa com resultados animadores – a definição de programas de trabalho efetivos para identificar e ajustar em cada empresa os pontos mais críticos é assunto prioritário em qualquer reunião de planejamento.

Ou seja, ações para enfatizar os pontos fortes e atuar com ações corretivas nas oportunidades de melhoria.


Enquanto o futuro não chega.  


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