quinta-feira, 16 de julho de 2020

Pequenos Negócios -Vantagens e Necessidades

Neste Observatório JB vamos conferir como os pequenos negócios fazem muito bem à economia, a aspectos sociais e até mesmo à qualidade de vida da população. Veremos também que precisam de melhorias estruturais e que os clientes sabem  bem quais são.

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Small is beautiful
Aqueles que, no início desta interminável quarentena, tiveram dificuldades para comprar itens de primeira necessidade em grandes fornecedores, supermercados, lojas especializadas, etc. e só conseguiram resolver esses problemas no comércio próximo das suas casas, vão facilmente entender o rumo deste assunto. 

Comecemos com uma breve passagem pelo início da década de 70 do século passado quando E. F. Schumacher - que atuou por longo tempo junto ao governo britânico como conselheiro-chefe de economia, publicou um livro com este título, que viria a se tornar sua obra mais conhecida, com 4 milhões de cópias, tradução para vários idiomas e direito a figurar entre as publicações de maior influência na formação de ideias na 2ª metade do século XX. 

Os pontos mais enfatizados eram a defesa da produção em pequenas unidades, a descentralização e o foco no ser humano. O livro tornou-se ponto de referência para defensores de temas relacionados a ecologia, sustentabilidade, consciência social, bem como outros assuntos e ideias afins.

Cerca de 20 anos depois o pensamento de Schumacher chegou ao mundo corporativo e a expressão “small is beautiful” assumiu o status de estrela, repetida com ênfase por empresários, especialistas em gestão, livros, artigos, seminários, palestras de consultores e virou mantra de gurus de ocasião. 

E o mundo dos pequenos negócios começou a ser apreciado com um novo olhar pelos empreendedores.

                                                                                                          Imagem: neweconomics.org

Maiores informações sobre Schumacher, sua obra e desdobramentos, em http://www.centerforneweconomics.org/
Desde a sua fundação em 1980, o Schumacher Center tem sido uma referência na construção de economias locais.

Compre do Pequeno Negócio
No Brasil algumas campanhas com incentivos às pequenas empresas foram feitas de forma pontual e hoje, em 2020 – em plena pandemia, os pequenos negócios respondem por 30% do valor adicionado ao PIB do Brasil, segundo estudo “Participação das MPE na economia nacional e regional”, elaborado pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Representam mais de 95% do total de empresas e geram mais da metade dos empregos formais do país.

Conforme informações do Sebrae, de 2006 a 2019 as micro e pequenas empresas apresentaram um resultado positivo no saldo de geração de empregos formais, com a criação de cerca de 13,5 milhões de vagas de trabalho. Elas têm ainda a vantagem de menor propensão a demitir em momentos de crise, pois operam com poucos funcionários, contribuindo para reduzir este tipo de impacto sobre a economia.


Pontos Fortes e Oportunidades para Melhoria
A importância dos pequenos negócios tem sido percebida por todos como crescente, independentemente de circunstâncias como esta do covid-19. Seu papel é decisivo para a sociedade em termos econômicos, sociais e em outras questões que alcançam até a qualidade de vida. 

Para termos uma noção aproximada do que isso representa é só pensar em situações como a comodidade de bairros com a presença local de muitos tipos de serviços, a possibilidade de se livrar de problemas de trânsito congestionado ou dificuldades para estacionar, o atendimento personalizado e as entregas rápidas, a satisfação de clientes segmentados por interesses e expectativas específicas. E por aí vai... 

A observação que pesa como crítica mais forte aos pequenos negócios diz respeito à produtividade. No cálculo da produtividade média da economia (divisão do valor adicionado pelo quantitativo de pessoal ocupado) o trabalho da FGV mostrou que as pequenas empresas apresentam produtividade mais baixa em relação às médias e grandes empresas.

Ainda que esses resultados signifiquem um progresso perante anos anteriores, está claro que há muito a evoluir porque “enquanto os pequenos negócios geraram, em média, R$ 53 mil, as grandes empresas contribuíram, em média, com R$ 90 mil de valor adicionado por pessoa ocupada ...”.

É verdade que os avanços em tecnologia têm sido evidentes, seja nos equipamentos utilizados, nas modalidades de pagamento disponibilizadas, nos sistemas de controle existentes e, mais recentemente, na adoção de formas de venda não apenas presenciais. 

Mas, quanto à qualificação, ao desenvolvimento humano e à agilidade dos processos de trabalho – principalmente aqueles voltados aos clientes e à produção de informações para a tomada de decisões para gestão do negócio –  a carência é grande, como tem sido repetidamente sinalizado neste Observatório.

Até hoje os pequenos negócios conquistaram, com justiça, o seu espaço na preferência dos clientes. Agora, porém, que estão no centro das atenções, o nível de exigência dos clientes tende a crescer e aqueles que não aproveitarem a seu favor a imensa quantidade de observações e informações que apontam as necessidades de profissionalização nesses aspectos da gestão, encontrarão dificuldades para melhorar os seus resultados e manter o seu lugar no mercado.

Sendo mais simples e direto: em pesquisas de mercado é comum ouvirmos o cliente comentar, na avaliação de satisfação de alguma empresa, que "de nada adiantaram os investimentos em instalações e equipamentos, porque o processo de trabalho e a qualidade do atendimento ao cliente continuam deficientes".

Está aí o diagnóstico, dado pela parte interessada mais importante: o cliente.


Adicionalmente:

  • Se a sua empresa é de grande porte, contribua para fortalecer a gestão dos pequenos negócios que fazem parte da sua cadeia produtiva desenvolvendo esses parceiros.
  • Se a sua empresa é de médio ou pequeno porte e se identifica com as oportunidades para melhoria apresentadas, procure orientação profissional especializada. 

Tem dúvidas ou necessita de informações adicionais? Faça contato conosco.
contato@jbconsul.com.br



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