Observatório JB traz, nesta postagem, informações sobre os resultados e as vantagens do trabalho com mapeamento de processos para a direção e para a corporação como um todo. São informações com o objetivo explícito de demonstrar que pequenas, médias e grandes empresas podem se beneficiar com ações neste sentido, que tem a vantagem adicional de produzir rapidamente o retorno dos investimentos efetuados para a sua implementação.
Tempo aproximado de leitura: 10 minutos
Publicações especializadas em gestão afirmam que trabalhar com processos documentados produz um ganho de produtividade de, no mínimo, 25%. E mais: há casos em que o ganho pode ser maior.
A visão de processos
Perceber e analisar uma empresa
segundo a visão de processos é uma perspectiva que não ignora a estrutura
hierárquica e de comunicação do organograma corporativo, mas vincula o trabalho,
os produtos, serviços e resultados obtidos a um mapa que atravessa, por
necessidade, todas as "paredes" organizacionais e culmina no atendimento às
necessidade dos clientes.
Mapas de processos corporativos indicam
os fluxos de trabalho desde a aquisição de matéria-prima até a entrega de um
produto ou serviço e através do atendimento contínuo das necessidades do
cliente. E de acordo com critérios e fatores analisados e definidos pela
direção da empresa - em geral assessorada por profissionais especializados em
análise de processo – os fluxos a serem otimizados podem ser priorizados, dando
foco àqueles cuja melhoria venha a trazer impactos mais significativos para o
negócio, contenha os aspectos mais críticos, produza maiores ganhos de
produtividade etc.
Ao contrário do que alguns afirmam –
os mais resistentes à mudança - em vez causar “engessamento” nos fluxos de
trabalho, o mapeamento dos processos produz uma dinâmica muito mais
articulada e ágil.
O mapeamento dos processos produz uma dinâmica muito mais articulada e ágil ao funcionamento e à dinâmica da empresa.
Em momentos
como agora, obter resultados efetivos com custos controlados, mapeamento
e melhoria em processos é ação decisiva. Por isso mesmo é importante saber algumas das razões pelas
quais empresas com processos mapeados têm obtido êxito:
2. A tomada de decisão pode ser rápida e qualificada. Com os processos e os indicadores de resultados visíveis e alinhados, as decisões podem ser fundamentadas, objetivas e a definição de prioridades facilitada, com base em informações confiáveis.
3. A direção pode ter uma visão holística da empresa. Com a perspectiva por processos é possível perceber e entender o encadeamento das atividades na dinâmica da empresa: sua sequência; interligação; pontos críticos, e oportunidades de melhoria. Além de viabilizar a sinergia entre áreas da empresa.
4. O alinhamento (ou não) das atividades aos objetivos estratégicos da organização fica claro. A análise de processos permite identificar atividades superpostas, ineficazes e sem valor agregado para a empresa ou o cliente. Essas situações, em geral invisíveis, ocorrem por ações no nível da média gerência ou áreas especializadas, sem controle. Frequentemente tais perdas só são vistas, e suas causas identificadas, quando o dano já está grave.
5. Em tempos de home office, processos definidos garantem consistência entre os fluxos de trabalho e sua padronização ganha relevância (e urgência), apesar da distância física, pela natural preocupação em evitar custos desnecessários.
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de trabalho
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