quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Reflexões de final - ou início - de ano

Observatório JB traz nesta postagem, adotando o clima de festas de final de ano, um texto antigo e de bom gosto, que vale para reflexão, breve meditação e prática constanteO título pelo qual é mais conhecido é "Desiderata".

Tempo aproximado de leitura:  5 minutos   

Uma crônica para alguns, um manuscrito apócrifo encontrado em uma igreja na Grã-Bretanha, para outros; "salvados de incêndio" de alguma execução no período da inquisição, afirmam também... 

Enfim, são citações atemporais que vêm circulando o mundo e, traduzidas em diversos idiomas, fazem a difusão de algumas recomendações básicas. 

Tão básicas que poderiam fazer parte de quaisquer listas de planejamento para melhorias individuais, dessas que se assume na virada de cada novo ano. 

Um trabalho útil a fazer é priorizar os itens que lhe parecerem mais críticos para a sua transformação interior, estabelecer metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazos, e começar a medir os resultados durante o ano de 2022.

Maiores apresentações neste espaço são desnecessárias. Vamos direto ao conteúdo.

“Siga tranquilo por entre o clamor e a impaciência, e lembre-se da paz que pode existir no silêncio. Esteja de bem com todos, até onde não precise sacrificar os seus princípios; diga sua verdade de modo sereno e claro e ouça os outros, mesmo os tolos e os ignorantes – eles também têm a sua história.

Evite as pessoas vulgares e agressivas, pois elas são vexatórias ao espírito; mas não se compare a outros para não se tornar amargo ou vaidoso, pois sempre haverá melhores e piores que você.

Desfrute suas realizações tanto quanto os seus planos. Interesse-se por sua profissão, por mais humilde que seja; ela é um bem verdadeiro na sorte inconstante dos tempos. Tenha prudência em seus negócios pois o mundo está cheio de traições; mas não deixe que isto o torne cego para o valor, pois são muitas as pessoas que lutam por ideais nobres, e por toda a parte a vida está cheia de heroísmo.

Seja autêntico, sobretudo não simule afeição; mas tampouco descreia no amor, pois face a toda aridez e desilusões, ele é tão perene quanto a relva.

Aceite graciosamente o conselho dos anos, abrindo mão de bom grado das coisas da juventude. Fortaleça seu espírito, para poder enfrentar o golpe súbito do destino, mas não se torture com produtos de sua imaginação; muitos pesadelos são filhos do cansaço e da solidão.

Tenha uma disciplina sadia, mas não exija demais de si mesmo. Você é uma parte do Universo e, como as árvores e as estrelas, você tem direito de estar aqui. E quer lhe pareça claro ou não, o Universo está seguindo como devia. 

Portanto, esteja em paz com Deus, qualquer que seja sua concepção Dele. E quaisquer que sejam suas vicissitudes e aspirações, no ruidoso tumulto da vida esteja em paz com a sua consciência. 

Apesar de todas as falsidades, todas as canseiras e todos os sonhos desfeitos, o mundo é bonito.

Sorria para a vida. Procure ser feliz.”


========

Informações detalhadas sobre nós, pedido de reunião ou interesse em temas afins: contato@jbconsul.com.br  

ou  (21) 9999-52440 (também no WhatsApp)

Visite o nosso site: www.jbconsul.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário