sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Liderança, controle de processos e projetos

 Observatório JB traz nesta postagem de inicio de ano, orientações claras e diretas para atividades de controle, uma das mais importante dentre aquelas inerentes aos papéis de liderança. Para o acompanhamento e controle - de processos ou projetos - são indicadas ações simples, utilizando um checklist, a fim de garantir que as atividades e seus resultados sejam executados, acompanhados e controlados durante a sua execução.

Tempo aproximado de leitura:  6 minutos  


O que é um checklist e como utilizar

O checklist é uma ferramenta de gestão prática e visual para liderar projetos e processos. Seu bom uso faz, frequentemente, a diferença entre um bom e um mau gestor. As suas principais vantagens são:

  • Dar uma perspectiva visual das atividades a serem realizadas, de forma sistemática, vinculando cada uma delas a um determinado tempo ou prazo.
  • Proporcionar informações precisas sobre o que está sendo produzido ou o que já foi finalizado em alguma atividade.
  • Permitir o conhecimento e a melhoria da qualidade e da velocidade com que as atividades sob seu controle são executadas.


Utilidade de um checklist

O checklist nas mãos de um gestor competente serve para:

  • Assegurar que as atividades sejam cumpridas nos prazos ajustados.
  • Reduzir a ocorrência de erros na execução de projetos e processos.
  • Agilizar a tomada de decisões pela verificação constante dos resultados.
  • Fornecer insumos para a revisão ou alteração de processos ou projetos.

Manter a equipe bem informada, orientada e motivada para cumprir todas as etapas das suas atividades é uma das responsabilidades mais importantes de quem exerce função de liderança.

Construindo um checklist

            O checklist pode ser construído, basicamente, de três formas:

  •     Utilizando um diagrama, ou a própria versão em que o processo ou projeto está documentado, com as atividades em ordem sequencial e os respectivos prazos ou datas limite. Tem a vantagem de proporcionar uma visão global do trabalho que está sendo produzido e das implicações no produto final das etapas que se quer acompanhar.

  •      Estruturando uma lista de verificação organizada na sequência natural em que as atividades devem ser executadas para alcançar uma determinada meta, produto ou resultado. É a forma mais comum, principalmente aquela que lista os pontos críticos de projetos e processos, cujos prazos e qualidade tem grande impacto no produto final.

  •      Por intermédio de algum software de controle de projetos, que permita verificar as etapas de um trabalho e controlar se estão sendo cumpridas e/ou se estão em dia. 

O checklist é uma atividade de controle, exercida pelas lideranças, para monitorar a execução, avaliar os resultados alcançados comparativamente ao planejado ou efetuar correção de rumos em processos e projetos


Utilizando um checklist

Um bom checklist proporciona o apoio suficiente para que um gestor competente possa exercer a parte “controle” das suas funções. Para isso é importante:

  •      Escolher o instrumento mais adequado para utilizar como checklist (diagrama, lista ou software).

  •      Estabelecer a frequência das ações de controle. Não há recomendação direta porque depende do tipo da atividade a ser verificada e da sua natureza (mais ou menos crítica) no momento. Mas é importante que tenha uma frequência regular.

  •     Manter as pessoas da equipe informadas sobre os mecanismos de acompanhamento e controle, a fim de que estejam sempre preparadas para prestar as informações necessárias.

  •     Estimular uma cultura ágil, racional e com foco em resultados a fim de que as verificações sejam percebidas como garantia da qualidade e não como mera fiscalização.


Indo um pouco mais além

Algumas recomendações úteis para os gestores, retiradas da metodologia Lean (estratégia de excelência operacional que tem como referência o Sistema Toyota de Produção).

1.      1. Não existe um único tipo de liderança.

2.      2. Nem todas as características de liderança se aplicam a todas as situações.

3.      3. Ser líder não depende de autoridade.

4.      4. Ninguém lidera em tudo.


========

Informações detalhadas, pedido de reunião ou interesse em temas afins: contato@jbconsul.com.br  

ou  (21) 9999-52440 (também no WhatsApp)

Visite o nosso site: www.jbconsul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário