quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Perguntas para serem feitas aos seus subordinados diretos - enquanto é tempo

 Observatório JB traz, nesta postagem, comentários e conclusões a respeito de recente trabalho publicado pela Harvard Business Review, com apoio em pesquisas próprias e do Instituto Gallup, sobre atitudes aparentemente simples que deveriam ser ações de rotina de líderes, como estratégias para aumentar a retenção de talentos em suas empresas.
E evitar que eles partam “inesperadamente".

Tempo aproximado de leitura - 6 minutos
 

Preocupado(a) com a possibilidade de seus melhores talentos estarem de olho em oportunidades de trabalho no mercado? É hora de dar atenção ao fato e começar a criar oportunidades de ter com eles algumas conversas importantes que demonstrem interesse e lhes deem alguma noção sobre o que você pensa a respeito do encaminhamento de suas carreiras. 

Esta foi uma das conclusões a que especialistas de Harvard e do Instituto Gallup chegaram em pesquisas. Muito embora possamos dizer que vários de nós já sabiam – e sentiram na própria pele - a pouca importância dada ao futuro profissional dos membros das equipes pelas lideranças das empresas.

Por isso mesmo é fato comum em quaisquer dos níveis da estrutura corporativa - da primeira linha de direção ao “chão de fábrica” – a perda de pessoas que agregam contribuição de muito valor e poderiam crescer profissionalmente na organização.

São profissionais que saem para outras empresas, novos desafios etc. e ninguém entende por que a empresa (seus representantes obviamente) só percebeu a perda depois que o talento se foi.

A falta de acompanhamento ou mesmo de atenção às potencialidades e expectativas da equipe costumam provocar a perda de talentos.


Os pesquisadores descobriram, analisando registros de entrevistas de desligamento, que é  comum observações do demissionário tais como "...  eu gostaria que houvesse conversas sobre meus objetivos de carreira e oportunidades de crescimento”.

Outro dado interessante ponta que mais da metade dos funcionários entrevistados disse que ninguém – incluindo seu gerente – havia falado com eles sobre como estavam se sentindo em seu papel nos últimos três meses antes de pedir demissão. E mais, ficou evidenciado nesses relatórios que 52% dos funcionários que saíram enfatizaram que seu gerente poderia ter feito algo para impedi-los de deixar o emprego – ao menos perguntas que demonstrassem interesse em seu crescimento antes que pedisse demissão.

Como uma das conclusões do trabalho, especialistas envolvidos nas pesquisas formularam uma relação com algumas atitudes, aparentemente simples, que deveriam ser ações de rotina de líderes em geral, como excelentes estratégias para aumentar a retenção de talentos em suas empresas.

Eles identificaram, em entrevistas, que executivos e gerentes de sucesso nesse particular, focam a gestão das equipes em 5 pontos básicos, que podem fazer com que as pessoas se sintam apreciadas e valorizadas. 

Um breve checklist, de 5 pontos, pode ser decisivo para evitar a perda de talentos.

E transformaram esses 5 pontos em um checklist, que incorporado na rotina de relacionamento com os subordinados diretos, permite que sejam feitas ao seu pessoal as perguntas que eles querem ouvir antes de partirem. 

1. Como você gostaria de crescer dentro desta organização? Demonstra prioridade no desenvolvimento dos funcionários. Pedidos de demissão por busca de crescimento profissional –constatou ampla pesquisa do Instituto Gallup - é a causa de 2/3 dos pedidos de demissão.

2. Você sente um senso de propósito em seu trabalho? Estimula os funcionários a entender como suas funções contribuem para a missão da organização e, a partir daí, a explorar o que é importante em seu trabalho e se conecta com seus próprios valores.

3. O que você precisa de mim para fazer o seu melhor trabalho? Expressa apoio e cuidados com os membros da equipe para o alcance de seus objetivos, por mais simples que sejam, além de transmitir segurança para experimentar novas ideias, compartilhar informações e apoio mútuo.

4. O que não estamos fazendo atualmente como empresa que você acha que devemos fazer? Leva em consideração a capacidade de avaliação e as opiniões dos funcionários. Os melhores líderes fazem com que suas equipes saibam que suas opiniões e sugestões contam.

5. Você tem a oportunidade de fazer o que faz de melhor todos os dias? Estabelece foco nos pontos fortes dos funcionários visando à melhor utilização desses pontos fortes e o melhor aproveitamento dos talentos da equipe. 

Como conclusão adicional as pesquisas de campo identificaram que quando os membros das equipes são assim tratados, tornam-se defensores da organização, independentemente de quanto tempo permaneçam na empresa.

E mesmo que precisem dela sair alguma dia.


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