sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Empreendimentos, empreendedores e tendências

Observatório JB traz, nesta postagem, observações sobre os temas citados e a indicação de um trabalho produzido pelo SEBRAE no qual a Entidade apresenta informações e insights sobre as mais recentes tendências de mercado, de extremo interesse para empreendedores.

Tempo aproximado de leitura - 7 minutos 

Um pequeno conto

Comecemos com um pequeno conto sobre tendências, empreendimentos e empreendedores, de autor desconhecido, para ilustrar:

Há tempos atrás, um primitivo - mas promissor - país africano tornou-se independente. E logo começou a merecer a atenção e a visita de diversas empresas internacionais, interessadas em empreender naquele mercado emergente.

Uma das empresas foi uma grande fabricante de calçados, que enviou um executivo para avaliar as possibilidades de negócio no local.

O executivo percorreu as principais cidades do país e enviou à direção da empresa uma curta mensagem com a conclusão a que chegou:

“Ninguém utiliza calçados neste país. Não há possibilidade de mercado para a nossa empresa neste local.”

Uma empresa concorrente, também enviou um de seus executivos ao mesmo país para idêntica avaliação do mercado.

O executivo também percorreu as principais cidades do país e enviou à direção da sua empresa uma curta mensagem com a conclusão a que chegou:

““Ninguém utiliza calçados neste país. Temos infinitas oportunidades de mercado para a nossa empresa neste local.”

A pandemia se encontra com um conteúdo de desconhecido cada vez menor, e isso proporciona a visualização e análise de possíveis cenários futuros.

Tendências  pós-pandemia

Recentemente o SEBRAE publicou , com um olhar para o pós-pandemia, um trabalho robusto no qual se propõe a apresentar informações e insights sobre as mais recentes tendências de mercado.

É mais uma edição de matéria publicada periodicamente há alguns anos, o "Guia de Tendências 2022-23". Com ele o SEBRAE se propõe a apresentar informações que podem orientar sobre as mudanças de comportamento dos diversos setores, mercados, e dos clientes.

Passado o período de maiores incertezas, o trabalho registra que o mercado começa a dar sinais que permitem visualizar cenários futuros. Nessa linha, realizou um levantamento do que deve ser tendência ainda em 2022 e no próximo ano.

Com esses dados, surge uma ferramenta útil para os empreendedores planejarem ações adaptadas às novas realidades pois começam a existir sinais de como deverão se comportar os negócios e os diversos agentes econômicos a partir de agora.

Inúmeros pontos são indicados, a partir de uma visão ampla do comportamento do mercado e dos clientes, dentre os quais podem ser destacados.  

A retomada da evolução dos negócios é uma construção coletiva, com diversos aspectos priorizando novas bases. 

1 - Diversidade e inclusão

A inclusão de grupos minoritários, antes pouco percebidos ou atendidos pela indústria. O que se espera é que as empresas se demonstrem, para além de discursos, preparadas na prática para lidar com públicos diversificados.

2 - Humanização

É preciso estar sempre atento às necessidades dos colaboradores, desde condições de saúde (física e mental) até experiências no ambiente de trabalho, a fim de implementar melhorias e oferecer suporte mais adequado.

3 - Digitalização

Disponibilizar o seu negócio no meio online traz uma série de vantagens, qual seja: a  loja digital vende 24 horas por dia todos os dias.

4 - Lojas físicas

Deixando de ser vistos como “pontos de venda”, apenas, as lojas físicas agora se tornam uma extensão experiencial do que as lojas virtuais não podem oferecer.

5 - Entender os canais de venda

Estar em todos os canais e redes sociais pode não ser uma boa estratégia.  Importa mais investir nos canais que realmente fazem sentido para o seu público, com o controle de qualidade sobre cada um e foco no cliente.

6 - Delivery de tudo

O modelo na experiência de compra do cliente é tão (ou mais) fundamental para os negócios quanto a presença digital.

7 - Sustentabilidade

Essa é a nova base dos negócios. Essas questões têm se tornado tão fundamentais que já é possível identificar uma espécie de setor econômico crescente originado dela.

8 - Energias renováveis

Uso de energias renováveis e emergentes como a solar, eólica e bioenergia começam a ganhar cada vez mais espaço nos negócios.

9 - Conectividade

A conectividade deixou de ser uma grande novidade para a população e passou a fazer cada vez mais parte do seu cotidiano, especialmente a partir da pandemia. O mercado á um indicativo de que este é um ponto sem volta.

Outras informações e explicações detalhadas podem ser encontradas no farto material do SEBRAE, que  pode ser acessado em https://www.sebraepr.com.br/tendencias/

 

========

Informações detalhadas, pedido de reunião ou interesse em temas afins: contato@jbconsul.com.br  

ou  (21) 9999-52440 (também no WhatsApp)

Visite o nosso site: www.jbconsul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário