terça-feira, 30 de junho de 2020

Retomada = Simplicidade + Agilidade

Estamos enfrentando tempos incertos na economia e nos negócios por conta da pandemia do covid-19. Como sabemos, muitas empresas, serviços e setores ao redor do mundo lutam para se reinventar ou buscar por novos modelos de negócio.

Junto a isso, o “novo normal” é um cenário que praticamente todos admitimos ocorrer em um panorama de retomada seja sob o ponto de vista social, comportamental, tecnológico, de ambiente de negócios, de costumes, etc. No entanto, o respeitável ponto de vista do Boletim de junho da FGV/IBRE (Instituto Brasileiro de Economia) em suas análises, afirma que a retomada da economia não ocorrerá no mesmo em todos os países após a passagem do pior da pandemia.

Segundo a publicação o processo de recuperação será muito heterogêneo entre os países, refletindo tanto as variadas condições anteriores à crise como as diferentes formas pelas quais eles têm enfrentado a pandemia, em termos de saúde pública e volume de estímulos e auxílios à economia.

No Brasil, em junho, as pesquisas da FGV identificaram redução do pessimismo relativamente aos próximos meses, com as empresas apresentando uma perspectiva menos pessimista que os consumidores, estes mais contidos em suas avaliações tendo em vista metade das famílias pesquisadas ter acusado perda de renda familiar em maio.

Além do país ser o segundo mais afetado pela pandemia e da presença de incertezas políticas, o descolamento entre as expectativas de empresas e consumidores pode ser um fator a dificultar ainda mais na recuperação econômica. E criar um hiato um pouco maior para a retomada.

Mas afinal de contas, como seguir uma estratégia pragmática e estruturada para atravessar o atual momento?

Diversos especialistas se pronunciaram sobre o assunto, em palestras, lives, blogs e artigos publicados em revistas de negócios, etc. convergindo para o seguinte ponto: “Com a pandemia de covid-19 forçando uma redução nas atividades na rua, as empresas podem encontrar tempo para rever processos e implementar mudanças que terão impacto em longo prazo, mesmo depois de o fim da crise.”

Ou seja: é hora de deixar a casa em ordem porque quando os momentos difíceis passarem, e as pessoas retomarem as suas vidas, vão querer resolver o que ficou pendente: seja adquirindo produtos necessários, serviços que foram adiados, etc.

Para ser bem sucedido neste contexto vai ser fundamental uma nova postura de negócios.

Gestão, atendimento e relacionamento com clientes, porque as empresas que construírem autoridade em seu segmento serão as primeiras a ser procuradas.

Já tivemos uma boa amostra no início da crise. Mudanças e avanços que demoravam anos para sair do papel e das infinitas reuniões de planejamento, como por exemplo o trabalho remoto e o oferecimento de produtos e serviços por meios virtuais, em poucos dias foram colocados no ar, revisados e ajustados na medida em que as operações ocorreram e hoje, como vimos no Observatório mais recente, a grande maioria das empresas que se mobilizou nesses sentidos afirma que não vai retornar à operação anterior. Muito ao contrário, vão aperfeiçoar a sua atuação nos novos modelos.

Ou seja: quem já começou se transformando tem a tendência de ter vantagem na relargada. Primeiro porque seus processos já estão mais testados; segundo porque, como as necessidades dos clientes no período mais crítico era em muitos casos crucial, estes puderam estabelecer fortes vínculos afetivos (não esqueçam que acolhimento passou a ser um fator diferencial neste novo cenário) o que vai contar muitos pontos a seu favor.

Considerando o pouco apetite dos consumidores (segundo a pesquisa FGV) ainda há tempo para quem tiver mais disposição e agilidade se aproximar desse grupo dianteiro.

Antes que venha a pergunta, por onde começar, a orientação é direta e objetiva: prioridade nos processos que geram entraves, burocracia desnecessária, impedimentos e tempos prolongados de demora. Não apenas nos processos voltados diretamente para o cliente, mas também outros que indiretamente podem produzir transtornos e prejuízos à sua satisfação, como compras, jurídico, aprovações, contratação, segurança.

E o foco deve ser simplicidade e agilidade. Utilizando-se dos benefícios da transformação digital, e, principalmente, revendo processo e a qualificação do pessoal – seja com substituição ou desenvolvimento das equipes, a começar pelas lideranças.

Em anexo a este Observatório está sendo encaminhado um eBook  sobre Gestão de Processos, produzido com foco no momento atual da maioria das empresas. Nossa expectativa é de que seja útil na prática da gestão da sua Empresa.

Havendo dúvidas ou necessidades de informações adicionais, faça conato conosco.
contato@jbconsul.com.br


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