quinta-feira, 2 de julho de 2020

Reconhecendo alta performance durante a crise

 Sabemos que há uma crise: lá fora; aqui dentro (de nós mesmos); em nossa empresa; no mercado; na economia; no país e no exterior.


Nessa crise alguns trabalham de casa (e como disseram as pesquisas, aparentemente mais),  outros têm que se expor a riscos de contaminação maior junto ao público ou nas ruas face à natureza da sua ocupação, profissionais precisam dar uma carga de trabalho maior e mais extensa porque colegas adoeceram com covid-19, e existem também aqueles que, por comprometimento, ultrapassam os limites das responsabilidades dos seus cargos para que oportunidades de negócios não sejam perdidas ou problemas sejam solucionados a tempo - apesar das dificuldades, entre outros desempenhos dignos de reconhecimento.

Na prática corporativa, todos dão a sua contribuição para os resultados.

Com a crise quase generalizada, provavelmente nossa empresa está afetada de algum modo e, consequentemente, enfrenta restrições financeiras que impedem despesas e investimentos. Porém é importante lembrar, que pessoas estão se destacando dentro de´um cenário adverso, demonstrando desempenho que merece algum tipo de retribuição a mais que o rotineiro. 

Até agora só falamos de crise. Mas ninguém aguenta só ouvir sobre crise, sem valorizar o que de bom ocorreu na performance da empresa e das pessoas. Até mesmo como reforço  para o que ainda vem pela frente, que não se sabe exatamente o que será. Mas como sair desse impasse?

É aí que surge o reconhecimento.

Em primeiro lugar sabendo algo mais sobre reconhecimento:

  1. A maioria avassaladora de nós aprende desde cedo que o reconhecimento de seus méritos é algo importante e gratificante para a vida. Estudos e pesquisas demonstram que as pessoas dão um valor todo especial ao reconhecimento e, para obtê-lo, lutam e se empenham com todas as forças em busca de uma sinalização que signifique a sua aceitação, seja pela família, por amigos, equipe de trabalho ou a empresa.
  2. A motivação que leva uma pessoa a ter um desempenho brilhante não é necessariamente função de um aumento de salário ou de uma promoção, mas de certos gestos no dia a dia que demonstram o reconhecimento verdadeiro por um trabalho bem feito.
  3. Organizações flexíveis, que incentivam atitudes de comprometimento e empreendedoras por parte dos seus colaboradores e que buscam com determinação a excelência, precisam estar atentas, estimulando um desempenho superior, acompanhando este desempenho e reconhecendo os casos de sucesso. O reconhecimento faz com que as pessoas se sintam vencedoras e os vencedores, em qualquer campo da vida, alimentam dentro de si uma forte motivação.

Em seguida assimilando as condições a serem consideradas para o êxito das ações de reconhecimento, para que haja sucesso na sua aplicação prática.

  1. Ocorrer tão próximo quanto possível do evento que lhe deu origem.
  2. Estar relacionado a algum fato ou ação que ambas as partes (quem premia e quem recebe a premiação) reconheçam como importante e a ele atribua valor.
  3. Ser feito de forma sincera, espontânea e com honestidade de propósito.
  4. Servir de estímulo aos demais, como referencial claro quanto ao desempenho esperado e encorajando-os a ousar e superar erros e limitações que porventura estejam apresentando.
  5. Ter a dimensão adequada à magnitude e importância do fato que lhe deu origem: seja quanto ao simbolismo da premiação, ao âmbito da divulgação, aos custos envolvidos, etc.

Todos gostam de ter os seus resultados reconhecidos .

Partindo dessas premissas – e considerando o momento em que nos encontramos - a escolha das formas de reconhecimento que serão utilizadas é um exercício de criatividade, sempre levando em conta as motivações individuais, os valores e a cultura organizacional.

Celebrar é sempre uma ótima forma de reconhecer resultados coletivos.

Para auxiliar nesse exercício de criatividade, você terá acesso neste aqui a um famoso livro que, além de aspectos conceituais sobre o tema, se propõe a indicar e comentar “1.501 maneiras de premiar seus colaboradores” (este é o seu título e o download pode ser feito livremente na web) com base em práticas adotadas por organizações de diferentes áreas e estudos de caso.

A intenção do autor é fornecer uma rica fonte de consulta para premiar indivíduos e equipes, contando algumas histórias e fornecendo dicas de como dizer aquele ‘obrigado’ de um jeito especial, fazer notas pessoais de elogio, dar folgas, promover um café da manhã ou lanche especial para a equipe, enviar  flores, conceder premiações, lembranças e tantas outras opções a mais.

Se você tem alçada suficiente na sua empresa para implementar algo desse tipo, de forma corporativa, a hora é agora. Afinal, como já foi dito, ninguém aguenta trabalhar só ouvindo falar de problemas.

Entretanto, ainda que a corporação como um todo não tenha adotado medidas neste sentido, nossa referência apresenta inúmeros exemplos de investimentos de baixo custo, mas de grande expressão de reconhecimento e gratidão que qualquer liderança, individualmente, pode adotar.

Fazendo muito bem ao ambiente e aumentando mais ainda o comprometimento do seu time com a empresa e os resultados. 

E a partir daí, quem sabe, a prática pode se estender a todas as áreas da empresa, porque o reconhecimento está entre os recursos mais poderosos para se elevar o entusiasmo, melhorar o desempenho e aumentar a permanência dos funcionários na empresa, nos bons e nos maus tempos.

Quer informações adicionais? Faça conato conosco.
contato@jbconsul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário