quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Adapte a sua empresa à nova realidade

Observatório JB traz nesta postagem um sumário das análises e indicações produzidas em recente artigo publicado pela Harvard Business Review, que compara os efeitos das ações tradicionais com a aplicação de novas abordagens, no enfrentamento de crises de mercado, com o recheio de episódios recentes em tempos de covid-19, nossa crise mais recente.
Tempo aproximado de leitura:  5 minutos

Crise e realidade
A pandemia Covid-19 interrompeu gravemente os negócios em nível global, criando uma missão para todas as pessoas: desaprender velhos hábitos e adotar novos. Segundo artigo recente da Harvard Business Review, um estudo sobre formação de hábito sugere que o tempo médio para a formação de um novo hábito, é de 66 dias; e o prazo mínimo é 21 dias. 

Em um cenário como este, as empresas que querem sair da crise fortalecidas devem aplicar de forma sistemática mecanismos de análise crítica, a fim de se preparar para mudanças incidentais de hábitos.  Em um ambiente competitivo tal ação pode valer, muitas vezes, a própria sobrevivência do negócio ao produzir condições para identificar e avaliar as transformações antes que estejam óbvias para todos. 

E qual seria um resumido passo-a-passo para a implementação de uma sistemática de análise de oportunidades em contextos críticos?  Positivamente isso não passa por um processo de análise trivial, nem similar ao que se trabalha em uma jornada de planejamento rotineira.

É preciso desafiar e questionar as ideias tradicionais sobre a percepção do que está acontecendo no âmbito do negócio, examinando os sinais existentes com atenção. 

O estudo
Um interessante artigo publicado recentemente pela Harvard Business Review, tomando como campo de estudos os abalos provocados pela crise do covid-19 nos negócios, ressalta: “isso requer que você busque ativamente anomalias e surpresas”. E cita um conjunto de ações que propõe como um passo-a-passo efetivo para a gestão de negócios em tempos de crise, cujas principais recomendações passamos a explorar.

1. Mergulhe nos dados
Estude a fundo os dados disponíveis e procure identificar as mudanças em padrões de comportamento que possam estar por trás dos resultados que venham apresentando rápidas mudanças.

2. Adote várias perspectivas.
Procure olhar o mercado com a intenção de identificar quem está indo bem no redemoinho da transformação e estabeleça como objetivo entender o que eles estão fazendo: quais produtos, serviços ou mercados estão priorizando, quais são as inovações que estão surgindo com sucesso. Aí pode estar a nova perspectiva do seu negócio. O mesmo tipo de observação vale quanto à modificação do comportamento dos clientes (exemplos não nos faltam nesse período de covid-19, quarentenas, etc.).

3. Reconfigure o seu modelo de negócios
A partir da compreensão de onde estão suas oportunidades, siga para a próxima etapa: moldar seu modelo de negócios para capturá-las.
Faça perguntas básicas sobre como criar e entregar valor, com quem será útil fazer parceria e quem serão seus novos clientes. 

4. Conheça e escolha com quais plataformas deve trabalhar
As mudanças têm caminhado para colocar – ao menos como opção – ferramentas digitais de busca, de compras, de vendas, de interação, etc.  Com isso, todos, clientes e empresas tornaram-se mais dependentes de grandes plataformas digitais, fazendo com que o espaço competitivo de uma empresa seja determinado pela plataforma com a qual trabalha. 
Aprender a avaliar e trabalhar com essas plataformas, como rotina, para inovar e moldar suas operações de negócio passa a ser questão de sobrevivência para as empresas.

5. Entenda o impacto do que pode impactar a usa empresa
Neste item, nada melhor que alguns exemplos com dados reais citados no artigo da HBR, a seguir transcritos: 

·      O CEO da Microsoft, Satya Nadella, observou no final de abril: “Vimos dois anos de transformação digital em dois meses” entre os clientes corporativos - e o resultado desses investimentos persistirá por muito tempo depois da crise. Funcionários de empresas em todas as áreas se adaptaram ao trabalho remoto e à colaboração por meio de

·      Em uma pesquisa com CEOs da Fortune 500, 63% disseram que a crise da Covid-19 aceleraria seus investimentos tecnológicos, apesar das pressões financeiras. Apenas 6% disseram que isso diminuiria. Mas, para fazer a diferença, esses investimentos em TI devem se concentrar em inovações específicas do modelo de negócios para abordar novas oportunidades, em vez de aumentar o uso de tecnologias digitais em geral.

6. Realoque o seu capital
Embora seja uma ação psicologicamente difícil em momentos em que os fluxos de caixa estão estressados, na crise é precisamente a hora de assumir alguns riscos bem considerados. Pesquisa mostra que as empresas mais bem-sucedidas não apenas investem mais do que suas concorrentes em novas oportunidades, mas também colocam seus ovos em menos cestas, dedicando mais de 90% dos gastos líquidos a segmentos com maior crescimento e retorno. 

Em tempos de crise, é fácil para as organizações seguirem os velhos hábitos - mas costuma ser nesses momentos que as novas abordagens são mais valiosas. 


E o que fazer, afinal
Seguir os velhos hábitos em tempos de crise, costuma ser um fácil caminho para as organizações, aparentemente mais seguro. Só que, nesses momentos, novas abordagens podem ser mais valiosas, ao prometer e entregar melhores soluções para a gestão dos negócios.

Em nossa realidade atual, ainda sofrendo solavancos e impactos de ajuste, as empresas não podem se dar ao luxo de ficar restritas a bases de informação tradicionais, visão estática do comportamento do mercado, ênfase no analógico, ou modelos de negócios e comportamentos de alocação de capital tradicionais.

O artigo da HBR conclui sua análise indicando que a saída está em agir proativamente sobre as ameaças, desafiar modelos mentais clássicos, reformular seus modelos de negócios e investir seu capital dinamicamente.

Não apenas sobreviver à crise, mas também prosperar no mundo pós-crise.

Leia o artigo da HBR na íntegra em: https://hbr.org/2020/09/adapt-your-business-to-the-new-reality

Informações adicionais? Faça contato conosco.

    Visite o nosso site: www.jbconsul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário