terça-feira, 13 de abril de 2021

Liderança e Steve Jobs

Observatório JB traz, nesta postagem, alguns itens marcantes, recomendações e comentários, que podem ser classificados como referência sobre estilos de liderança, a partir de publicações a respeito de Steve Jobs - de múltiplos estilos e incontáveis sucessos como empreendedor, empresário e executivo do mundo dos negócios.

Tempo aproximado de leitura:  8 minutos

imagem original de www.pinterest.pt

Recentemente fiz uma releitura do livro “A cabeça de Steve Jobs”, obra com um texto ágil - como prometido na sua apresentação - produzida pelo jornalista e escritor Leander Kahney e que nos chegou traduzido em 2008 – quando Jobs ainda estava em vivo e em ação. 
Mesmo para quem leu a biografia autorizada (bem mais ampla e publicada logo após à sua morte em 2011) essa é uma obra recomendada.

As referências de ambos os livros estão no final da postagem. Podem ser encontrados para compra e download gratuito. É só pesquisar na web.

Segundo Jobs, o líder deve buscar informações em vez de fazer suposições.
"Faça uma inspeção completa da empresa e baseie suas decisões em dados, não em suposições.
É duro, mas justo
", dizia ele.

Steve Jobs foi protagonista das grandes transformações do último quarto do século XX e proporcionou, com os produtos que idealizou com suas equipes, uma relação mais fácil, amigável e produtiva entre o ser humano e a tecnologia. 

Personalidade marcante e, não raro, controversa, influenciou também nas definições de estratégias em negócios dos diversos setores em que atuou e, com isso, delineou com fortes sinais as tendências da tecnologia para o século XXI. 
Mas isso as publicações existentes, falando sobre Jobs, esclarecem em detalhes.

Na linha de disseminar informações para quem pretenda utilizar o melhor de Jobs como referência ou ponto de partida para desenvolvimento de seus próprios estilos de liderança, poderíamos citar as 10, 20 ou 50 melhores frases de Steve Jobs. Mas isso também está fartamente disponível. 

Portanto, transitando no intervalo entre a indicação de suas frases e a leitura integral da sua biografia, seguem alguns itens marcantes, recomendações e comentários, da "Cabeça de Steve Jobs". 

Capítulo a capítulo
.

Capítulo 1 – Foco

Trabalhe. Arregace as mangas e comece a trabalhar imediatamente.
Encare as decisões difíceis. Jobs teve que tomar algumas decisões difíceis e dolorosas, mas encarou a situação.
Não se deixe levar pelas emoções. Avalie os problemas da sua empresa de forma objetiva, com a cabeça fria.
Busque informação; não faça suposições. Faça uma inspeção completa da empresa e baseie suas decisões em dados, não em suposições. É duro, mas justo.
Busque ajuda. Não coloque toda a carga sobre as próprias costas. Jobs pedia a ajuda da companhia e a recebia. Os gerentes ajudam a carregar o peso de eventuais cortes.
Foco significa dizer “não”. Jobs concentrava os recursos limitados da Apple em um pequeno número de projetos que ela pôde executar bem.
Mantenha o foco: não dê margem ao excesso de funções. Mantenha as coisas simples, o que é uma virtude em um mundo de tecnologia excessivamente complexa.
Concentre-se naquilo em que você é bom; delegue todo o resto. Jobs não dirigia filmes de animação nem namorava Wall Street. Ele se concentrava naquilo em que era bom.


Capítulo 2 - Despotismo

Gere alternativas e escolha a melhor. Jobs insistia em ter opções.
Crie os projetos pixel a pixel. Desça até os mínimos detalhes. Jobs prestava atenção aos detalhes. Você também deveria fazer isto.
Simplifique. Simplificar significa despojar. Aí está, mais uma vez, o foco de Jobs: simplificar significa dizer “não”.
Quando se trata de ideias, qualquer coisa vale. Jobs não era partidário dos designs radicais, mas estava disposto a experimentar coisas novas.
Encontre uma maneira fácil de apresentar novas ideiasSe isto significa espalhar folhas de papel sobre uma grande mesa de reuniões, arranje uma impressora grande.


Capítulo 3 - Perfeccionismo

Não faça concessões. A obsessão de Jobs pela excelência criou um singular processo de desenvolvimento que gera produtos verdadeiramente incríveis.
Design é função, e não forma. Para Jobs, o design era a maneira pela qual o produto funciona.
Troque ideias. Era durante o processo de design que Jobs compreendia, por inteiro, a forma de funcionamento do produto.
Inclua todo mundo. O design não é só para os designers. Engenheiros, programadores e profissionais de marketing podem ajudar a descobrir como um produto funciona.

Para a posteridade, Jobs diria em entrevista: "Minhas coisas favoritas da vida não custam dinheiro. Está claro que o nosso maior recurso é o tempo."

Capítulo 4 - Elitismo

Só estabeleça parcerias com atores nota 10 e demita os "idiotas". Empregados e parceiros talentosos são uma vantagem competitiva que coloca você à frente dos seus rivais.
Busque a mais alta qualidade — nas pessoas, nos produtos e na publicidade.
Invista em pessoas. Quando Jobs eliminou produtos após retornar à Apple, ele “stevou” muitos projetos, mas manteve as melhores pessoas.
Trabalhe em equipes pequenas. Jobs não gostava de equipes de mais de cem pessoas, que correm o risco de perder o foco e se tornar inadministráveis.
Não dê ouvidos aos que só dizem “sim”. As discussões e os debates promovem o pensamento criativo. Jobs queria parceiros que desafiassem suas ideias.
Dê total liberdade a seus parceiros. Jobs dava muito espaço a seus parceiros criativos.


Capítulo 5 - Paixão

Descubra uma paixão pelo seu trabalho. Jobs a possuía e ela era contagiosa.
Celebre as realizações com bom gosto e percepção. Ficaram célebres e renderam muitas reportagens e comentários em publicações especializadas os eventos de lançamento de produtos liderados por Jobs.
Insista em coisas que são aparentemente impossíveis. Jobs sabia que, no final, até o mais difícil problema terá uma solução.
Seja um grande sedutor assim como um grande intimidador. Jobs sabia ser sedutor quando precisava. Em compensação...
Force as pessoas a trabalhar duro. Jobs distribuía grandes doses de estresse, mas os funcionários produziam um excelente trabalho.


Capítulo 6 - Espírito inventivo

Não perca o consumidor de vista. O Cube (produto fracassado da Apple) afundou porque foi construído para designers, não para consumidores.
Estude o mercado e o setor. Jobs estava constantemente vigilante para ver as novas tecnologias que estivessem aparecendo.
Conecte. Para Jobs, criatividade é simplesmente conectar coisas.
Estude. Jobs era um profundo estudioso de arte, design e arquitetura. Ele até mesmo corria por estacionamentos olhando os Mercedes, e seu disign.
Seja flexível. Jobs desfez-se de várias das antigas tradições que tornavam a Apple especial — e manteve-a pequena.
Queime os navios. Jobs matou o mais popular iPod para dar lugar a um modelo novo e mais fino. Queime os navios e você terá que ficar e lutar.
Faça protótipos. Até as lojas da Apple foram desenvolvidas como qualquer produto: prototipadas, editadas e refinadas.
Pergunte aos clientes. O popular Genius Bar surgiu a partir de uma demanda dos clientes.


Capítulo 7 - Estudo de Caso

Se você perder o barco, trabalhe duro para recuperar o terreno perdido. Jobs não percebeu a revolução da música digital no início, mas logo recuperou o terreno.
Busque oportunidades. A Apple não estava no negócio de dispositivos eletrônicos, mas Jobs estava curioso para ver se havia algum espaço em aberto.
Defina um prazo. Jobs queria o iPod nas lojas antes do final do outono. Havia apenas seis meses para levá-lo ao mercado. Extenuante, porém necessário.
Não se preocupe com a origem das ideias. Foi Phil Schiller, o chefe de marketing da Apple, que sugeriu a click wheel do iPod. Outras empresas nem mesmo teriam chamado o pessoal de marketing para uma reunião de desenvolvimento de produtos.
Aproveite sua expertise e nunca comece do zero — a equipe de fontes de alimentação da Apple resolveu o problema da bateria enquanto os programadores criavam a interface. Apenas seis meses para colocar um produto no mercado não seriam suficientes se a Apple tivesse reinventado a roda.
Acredite no seu processo. O iPod não foi um surto de genialidade súbita ou uma ideia que surgiu do nada. Ele surgiu do processo de projeto interativo já existente e funcional na Apple.
Faça as coisas em equipe. O iPod não é cria de uma única pessoa: não há um único Grande Criador que tenha dado origem ao produto. Nunca é apenas uma pessoa — o sucesso vem do trabalho em equipe.


Capítulo 8 - Controle total

Não há lista de lições, mas, encarnando boa parte da sua marcante personalidade o capítulo (e o livro) termina com a seguinte citação:
Parece necessário que haja uma combinação única de tecnologia, talento, negócios, marketing e sorte para produzir mudanças significativas em nossa indústria”, disse Jobs à revista Rolling Stone em 1994. “Isso não aconteceu muitas vezes.”

Cada um de nós pode ter muitas visões ou opiniões sobre Steve Jobs: a favor ou contra. Entretanto, o que não se pode negar é que na liderança de processos de inovação a sua contribuição para o mundo em que vivemos - não apenas para a tecnologia - foi decisiva.


Referências:
1. A cabeça de Steve Jobs – Autor: Leander Kahney – Ed. Agir Editora Ltda.
2. Steve Jobs – Autor: Walter Isaacson- Ed. Companhia das Letras


    Gostou? Faça contato conosco: contato@jbconsul.com.br

   Visite o nosso site: www.jbconsul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário