quinta-feira, 27 de maio de 2021

O Empreendedor e o Intrapreneur - papéis complementares

 Observatório JB apresenta nesta postagem um paralelo entre dois tipos de empreendedores: o empresário ou empresária - que idealiza, desenvolve e dirige uma empresa,  e o intrapreneur - um tipo de empreendedor interno, empregado da empresa dotado de visão estratégica e atitude diferenciada diante do trabalho. E a partir desse paralelo procura lançar uma provocação a empresários para que busquem atrair e manter intrapreneurs em suas empresas, em nome de melhores resultados e de qualidade de vida.

Tempo aproximado de leitura: 6 minutos

Dois papéis e dois perfis

Empreendedor é a qualidade atribuída a uma figura muito valorizada em nossa economia – com toda razão. Sumariamente pode ser definida como empresário ou empresária que idealiza, desenvolve e dirige uma empresa. 

Seu compromisso com o empreendimento é tomado como assunto prioritário e, por conta disso, muitas vezes abre mão de ter uma perspectiva mais ampla do mercado, de tomada de decisões com bases mais técnicas ou conceituais, ou até de exercer capacidade de articulação mais intensa interna ou externamente. Sem falar das horas que poderiam ser dedicadas a si mesmo(a) e que são consumidas no trabalho pela preocupação ou execução de atividades que deveriam ser de encargo da suas equipes.  

Neste particular, merece atenção especial o fato (nem sempre percebido) de que, apesar de suas equipes demonstrarem o máximo empenho na execução das atividades, apenas seguem o que é definido pelo "patrão" - e tão somente isso. Algo que pode até ser útil para produzir resultados imediatos satisfatórios mas que, no médio e longo prazos, não é nada bom para a saúde e o crescimento da empresa. Por acréscimo, o  mesmo vale para a vida profissional das pessoas que ali trabalham.

Exatamente aí mora uma boa parte do alto custo que o empresário ou empresária paga pelo sucesso do empreendimento, com desgaste físico e emocional gerados pela sobrecarga de trabalho e retrabalho, pelas preocupações de dar conta da responsabilidades que não saem dos seus ombros, pela falta de uma interlocução na empresa com quem compartilhar expectativas e dúvidas sobre os negócios...


No desgaste físico e emocional está grande parte do custo que o empresário ou empresária paga pelo sucesso do empreendimento, ao executar atividades que poderiam ser delegadas.

E por isso é introduzido o segundo personagem dessa postagem.

Intrapreneur é um termo que significa “aquele que empreende dentro dos limites de uma organização já estabelecida", ou "intraempreendedor" em tradução direta. Tornou-se conhecido pela primeira vez nos anos ‘80, dentro de um movimento voltado a estimular a valorização do espírito empreendedor nos empregados, com foco no crescimento das grandes empresas.

intrapreneur é alguém que não precisa ser proprietário de uma empresa – às vezes nem quer – para atuar comprometido com os resultados da empresa e perceber o negócio por uma visão ampla. Basta que ele esteja a bordo de um empreendimento para assumir não apenas as responsabilidade inerentes às suas atribuições diretas, como também um papel de articulação e busca constante de melhoria, irradiando motivação similar a um empreendedor.

Por ter essa perspectiva, está sempre disponível para assumir novos desafios e responsabilidades, não se furta a ser exposto, cobrado por seus encargos ou medido por resultados; e suas ações produzem efeitos que chamam a atenção de todos e levam a empresa a resultados positivos.

Um intrapreneur se revela por algumas características pessoais, como por exemplo – sem a pretensão de esgotar a lista – as seguintes: visão estratégica; atração por desafios; foco em resultados; tomada de decisões tempestivas e com qualidade; comunicação e persuasão bem desenvolvidas; liderança; agilidade e flexibilidade; organização; capacidade analítica; tolerância à frustração, e resiliência.

As grandes empresas perceberam a importância deste tipo de profissional e aproveitam o melhor dessas características, atraindo, captando e desenvolvendo esses valores em seus quadros, para obter uma performance mais arrojada, uma taxa de crescimento de mercado mais significativa e melhores resultados; de forma técnica, profissional e estruturada. 

Algumas dessas empresas chegam ao requinte de sair à sua procura, no mercado, para tê-lo em diversas áreas estratégicas, impulsionando projetos da maior importância na linha de frente dos negócios ou, na retaguarda, liderando ações  voltadas à governança corporativa, por exemplo.

A publicação online administradores.com já dizia, em 2019 sobre este tipo de profissional: o que as empresas buscam cada vez mais, mas têm dificuldades em encontrar, são executivos e colaboradores com "postura de dono de negócio".

Os intrapreneurs são profissionais altamente valorizados pelas grandes empresas pela sua elevada contribuição para os resultados. O que dizem as médias e pequenas sobre isso?

Quem é quem

Ocorre então, oportunidade para uma provocação curiosa: se as grandes empresas atribuem tanto valor ao empreendedor interno em seu ambiente, que tal imaginar o que um intrapreneur pode acrescentar de bom na gestão de uma média ou pequena empresa, que frequentemente vive e sobrevive na dependência de um empresário ou empresária que empreende e dirige o seu negócio.

Algum leitor mais resistente poderia se antecipar e dizer em tom decisivo, como é comum: deve ser muito caro!

Sim, é possível que os ganhos totais de um intrapreneur capaz e bem-sucedido sejam altos, comparativamente ao que recebem os empregados que hoje lá estão cumprindo suas rotinas de forma disciplinada e repetitiva. 

No entanto, o empresário hábil que souber perceber e aproveitar produtivamente as principais características de um empreendedor interno (não esqueçamos que no bloco acima estão visão estratégica, atração por desafios e foco em resultados) logo entenderá que é possível estabelecer relações de remuneração com base em metas estratégicas e desafiadoras relativamente aos resultados específico da sua própria atividade ou da empresa como um todo.

E iniciar uma relação de trabalho que pode ser muito proveitosa para ambas as partes.

Henry Ford, empreendedor de inquestionável sucesso, cunhou uma frase que, neste particular, reforça a possibilidade de êxito nos negócios pela busca de união entre o empreendedor e o intrapreneur...

“Há dois tipos de pessoas que não interessam a uma boa empresa: as que não fazem o que se manda e as que só fazem o que se manda.


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