Observatório JB traz nesta postagem informações úteis sobre a utilização de indicadores, seja com a finalidade de acompanhamento estratégico seja na utilização prática, mais comum, monitorando processos importantes, medindo os seus resultados e efetuando melhorias nos produtos e serviços. Algo que sempre foi relevante mas que, nos dias atuais, é decisivo como instrumento de gestão.
Tempo aproximado de leitura: 8 minutos
Indicadores são
referenciais de medida utilizados nas empresas para avaliar de forma objetiva os
resultados (corporativos ou de processos específicos), comparativamente a padrões
de desempenho (metas) estabelecidos.
A sua importância
para uma boa gestão de processos pode ser evidenciada pelas afirmativas a seguir
que, encadeadas, apontam o caminho a percorrer para a gestão de processos com
indicadores.
- Se você não entende um processo, não o controla.
- Se você não o controla, não consegue estabelecer padrões de desempenho.
- Se você não utiliza padrões de desempenho, não pode avaliar resultados.
- Se você não avalia resultados, não vai entender as suas causas.
A utilização de indicadores de desempenho como ferramenta de gestão permite comparações relativamente a:
- Resultados
passados (por exemplo: séries históricas de comparação com igual mês
de anos anteriores, com determinadas temporadas, estações, sazonalidade, ou outros
ciclos típicos do negócio etc.).
- Referenciais
comparativos (por exemplo: comparação com processos similares em
outra unidade, em outra regional da empresa, em empresas do mesmo setor ou da
cadeia produtiva etc.).
- Metas
de desempenho (por exemplo: definidas em estratégias de negócio, em
planos de expansão, em projetos de melhoria de desempenho etc.).
- Resultados
de outras organizações (por exemplo: participação em ações de benchmarking
envolvendo não apenas empresas do setor ou da cadeia produtiva, a fim de
expandir o âmbito da comparação e tomar conhecimento com novos padrões de
desempenho, patamares de resultados mais arrojados etc.).
Permite também outras opções para o gestor, tais como:
- Analisar informações e medir efeitos de estratégias ou de ações usadas para realizá-las.
- Identificar, via feedback qualificado, necessidades de correções de rumos e de melhorias.
- Alimentar
e implementar referenciais para novos planos de ação.
- Tomar
decisões com mais segurança.
Critérios de escolha
A utilização de
indicadores não deve se dar de forma indiscriminada. Nesse aspecto, priorizar
é a ação mais importante, levando em conta:
- Relevância
– medir aspectos de estratégias ou processos realmente importantes para
a gestão da empresa.
- Confiabilidade
- utilizar dados que sejam livres de erros, em sua natureza ou apuração.
- Acessibilidade
- ser obtido sem esforço ou complexidade adicionais e não se
transformar em mais um trabalho, apenas.
- Economicidade
- ter gastos para coleta compatíveis com os benefícios, considerando o
tempo consumido, os recursos envolvidos (pessoas, tecnologia, estrutura física etc.).
- Unicidade
- ter entendimento uniforme por todos que utilizam (caracterizando
claramente, a perspectiva que o indicador avalia – comercial, financeira, produção,
qualidade etc.; título do indicador; fórmula de cálculo; meta estabelecida;
sentido da melhoria esperada – crescimento ou diminuição).
O que medir
Pelo mesmo
motivo, na hora de definir o que medir com a utilização de indicadores, devem
ser observados critérios de priorização, dando foco em indicadores dirigidos
a medir aspectos estratégicos para o negócio, como por exemplo:
- Processos
críticos para a empresa, a filial, o setor, as operações, o cliente etc.
- Processos
que mais consomem os recursos críticos (levando em conta para decisão,
por exemplo, uma curva ABC para priorização).
- Processos
que efetivamente agregam valor para o cliente (quando a definição estratégica
- ou o momento - prioriza o foco nas necessidades do cliente).
- Aspectos
que provocam problemas no processo/produto/serviço (gargalos, retrabalhos, demoras,
paralizações no fluxo de trabalho etc.).
- Aspectos
que contribuem para a (in)satisfação dos clientes (apurados por intermédio de sistemáticas
de reclamações, sugestões, pesquisas de satisfação dos clientes etc.).
Quando medir
Além das
ações de controle de rotina, há situações ou circunstâncias especificas que
poderão determinar ação focal no acompanhamento de algum processo com
indicadores, como por exemplo:
- Quando
algo estiver dando errado (perdas diversas, maus resultados,
reclamações de clientes etc.).
- Antes
de se iniciar um ciclo de melhorias (para poder estabelecer um
parâmetro de referência e comparação do tipo “antes e depois”).
- Após
maturação da implementação da melhoria em processo (porque os
primeiros resultados, no momento de implementação, não representam parâmetro
confiável como referência; após ajustes e revisões naturais da implementação o
processo entra em operação rotineira e a avaliação dos resultados deve ser
iniciada).
- Em
intervalos compatíveis com os ciclos dos sistemas de informação
operacional e gerencial da organização (como ferramenta de gestão integrada ao
contexto da gestão de resultados da empresa, os indicadores devem tomar como
referência os mesmos períodos considerados para a avaliação estratégica dos
negócios).
- Com
periodicidade compatível com o ciclo do processo (que deve refletir
o ciclos dentro dos quais são avaliados os processos específicos em acompanhamento
e controle).
Como reconhecer um indicador
É importante entender que, nas diversas
perspectivas de acompanhamento de resultados por indicadores – por exemplo:
financeira, operacional, comercial, qualidade, agilidade etc. - há sempre uma gradação,
até que se obtenha efetivamente um indicador.
Primeiramente temos os dados, que processados
produzem informações. A partir das informações, comparadas à luz de parâmetros
determinados, chegamos aos indicadores.
O quadro abaixo nos dá uma informação visual desse caminho, a fim de permitir verificar, com certeza, a diferença entre cada uma dessas etapas e a importância de dos indicadores para a tomada de decisões, com foco no que é relevante.
Informações detalhadas, pedido de reunião ou interesse em temas similares: contato@jbconsul.com.br
ou (21) 9999-52440 (também no WhatsApp)
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